domingo, 30 de janeiro de 2011

Alenda Bier festeja seu 1º ano

Direto de Morro Reuter-RS, à 60 Km sentido norte de Porto Alegre, cidade de aproximadamente 6.000 habitantes ou mais, nasce Alenda, passando de uma lenda propriamente dita para uma autêntica cerveja artesanal!
O ilustre cidadão de Morro Reuter, homebrewer e cervejeiro, Eduardo Unterleider fez o “parto” da Alenda, conhecida nacionalmente por ser objeto de divulgação na internet, via facebook.
Figura 1: Alendas (Weiss, Dunkelweizen e Weizenbock)

No facebook pude notar que aos poucos eram postadas fotos de umas levas de cerveja artesanal, sempre exaltando de uma forma que me deixou curioso com o passar do tempo. Muitos comentários tivemos sobre as Alendas e outras cervejas que consumimos durante nosso cotidiano. Até que deu um estalo!
Então, enviei e-mail ao Unterleider com algumas perguntas para saber melhor sobre a história da Alenda! Segue abaixo a entrevista:

1. Como o foi seu primeiro contato com uma cerveja especial?
Minha experiência com cervejas especiais é recente. Desde a adolescência tomava as cervejas ditas “pilsen” brasileiras, mas elas nunca me desciam muito bem, sempre ficava uma sensação estranha.......mas como todos da turma bebiam e era só isso que existia....Em 2004 estive em Chicago visitando um colega de faculdade (em tempo, sou engenheiro químico e mestre em engenharia de produção) e na oportunidade fomos a um famoso bar da cidade chamado Green Mill (muitos filmes utilizaram este bar como cenário - www.greenmilljazz.com). Neste bar a carta de cervejas apresentava uma variedade pequena, mas para nós brasileiros enorme. Então a pedida foi uma Weiss Franziskaner, aquilo foi paixão a primeira vista (voltamos outras duas vezes no bar para degustar a tal cerveja de trigo). Como na época não existia nada parecido por aqui, lembro que em uma das vindas do meu amigo pro Brasil vieram também 6 Franziskaner na mala.

2. Por que Alenda? Como foi pensar em um nome para sua cerveja?
Na verdade o nome era pra ser outro (ou melhor outros). Mas o fato é que comecei a fazer cerveja faz um ano e sempre comentei com os amigos: “bahh estou fazendo cerveja e vou conseguir fazer aquelas cervejas de trigo como as alemãs......” e todos diziam......traz uma pra experimentar...........e a resposta sempre era: “bahh ainda não ficou pronta.....” e o tempo passando e a resposta sempre a mesma: “bahh não ficou pronta....” Os amigos começaram a dizer que a cerveja nem existia que era só lenda.....Eis que depois de uns 6 meses sai a primeira leva de uma autentica WEISS a contento do mestre cervejeiro.....Então ao distribuir a cerveja eu falava: “aqui tah a lenda que vocês diziam não existir......” até que pensei....Putzzz esse é o nome Lenda.....então minha esposa, que é artista plástica (inclusive o brasão, da família Unterleider, utilizado no rótulo é pintado por ela, seguindo fielmente o original é claro) sugeriu Alenda.....e assim nasceu a Alenda Bier. O divertido da coisa e que passei um tempão pensando em vários outros nomes e o nome Alenda saiu sem pensar......

3. Quantos anos de Alenda e local do nascimento?
Nasceu em 30 de Janeiro de 2010 com uma brassagem inicial de Weiss (aliás, deu tudo errado na primeira é claro), em um sítio na cidade serrana de colonização alemã Morro Reuter – RS.

4. Quais são as Alendas? E porque de seus estilos?
Hoje as Alenda são todas de trigo (por uma paixão pessoal no estilo), existem: Weiss, Dunkelweizen e Weizenbock. Até o final de 2011 quero tentar alguma coisa próxima a Leffe brune (outra preferencia minha). Não faço cervejas que não me agradam, inclusive tenho uma ótima receita de Pale Ale que todos acham fantástica, mas guardei no baú.

5. Como foi o começo das produções?
Foi bem complicadinho, iniciei com investimento mínimo (duas panelas de alumínio apenas)....dava muita coisa errada, mas cada erro foi transformado em aprendizado. Hoje já estou bem melhor estruturado e com todo o equipamento em aço inox.

6. Qual é a expectativa para a Alenda em 2011?
Olha acho difícil responder essa pergunta. Aconteceu tanta coisa boa nos últimos 30 dias que ainda estou assimilando tudo. Conseguir o rótulo para a Alenda já foi um grande avanço para o ano, se acabar só com isso já superei as expectativas (graças ao excelente trabalho do designer gráfico Fábio Guimarães http://bierdesign.wordpress.com/).
Uma nanocervejaria, caso da Alenda, não tem como investir muito e precisa trabalhar forte em qualidade e marketing boca-a-boca. Atualmente vejo que existe muita gente boa no mercado e também muito consumidor aprendendo a apreciar boas cervejas............Na minha visão as oportunidades estão sempre a nossa volta, o que faz a diferença não é “sorte” e sim estar preparado para a oportunidade. Atualmente o foco é preparar a Alenda para as oportunidades que poderão surgir.

7. Como está fazendo a divulgação, somente pela net?
Vou te falar como começou esse trabalho no Facebook. Eu dava as cervejas pros amigos com uma condição: preciso que digam sinceramente o que acham da cerveja. Ai começaram só a elogiar e falar bem, inclusive sempre diziam: cara tem que vender isso.. Ai pensei, puxa tenho que pedir a opinião de gente que não me conhece e que tem realmente experiência com cerveja. Eis que encontrei vários cervejólatras (não sei se existe esta denominação para adoradores de cerveja) no facebook e pensei: estes caras vão ter conhecimento pra avaliar a minha cerveja......então já na primeira semana consegui mandar amostras pra 6 pessoas e até o momento já recebi 3 feedbacks excelentes.
Ainda não sei se o que estou fazendo é divulgação, mas para o final do ano terei como te responder com mais certeza.

8. Hoje quais são os volumes das levas das Alendas?
Bahh são bem pequenos, somos nanocervejeiros, nossas bateladas são de 60 litros/dia e só dispomos do final de semana.

9. Comente sobre o potencial das cervejas artesanais no Brasil.
Acho que é muito grande, um consumidor que experimenta uma cerveja de qualidade diferenciada fica com o sabor na memória e busca repetir essa experiência (cerveja artesanal tem história, vida.....cultura....é mais do que somente um produto).
Existe também um marketing boca-a-boca fantástico associado as cervejas artesanais. Aos pouco os consumidores estão entendendo que a diferença de preço entre as cervejas de massa e as artesanais compensa na quantidade consumida menor e na incomparável qualidade superior.
O mais interessante que percebo no caso de cervejas artesanais é o interesse de pessoas que habitualmente não gostam de cervejas de massa e passam a gostar e consumir cervejas artesanais (isso para mim é a realização do cervejeiro artesanal).

Como a função do meu blog é difundir a cultura cervejeira e demais informações pertinentes à cerveja no Brasil, não pude deixar de preparar esta singela homenagem ao Unterleider, que com o primeiro ano de Alenda já vem nos chamando atenção! E também vejo importância em apoiar o início dessa história, que não virou lenda! Hehe
Parabéns e vida longa Alenda!
Prosit!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Estudos comprovam os benefícios da cerveja!

Você, ou alguém, seja vizinho da amiga da sua tia (sei lá quem), já deve ter pensado alguma vez e, com certa certeza, que a cerveja engorda, expondo certa saliência abdominal (a famosa barriga)!
Sinto muito, mas venho dar a notícia de que...
Aliás! Sinto muito é alegria em lhes informar de que a famosa “pança” não é a causa pelo consumo de cerveja, é tudo MITO! E isso tem comprovação científica, segundo cientistas espanhóis! Mas acalmem-se, pois isso não é motivo para sair correndo e beber um caminhão de cerveja...
O fato é que o consumo moderado de cerveja, aliado a uma dieta e exercícios físicos regulares não engorda e, ainda auxilia na redução dos riscos de diabetes e hipertensão.

O mérito vai para os cientistas da Universidade de Barcelona, Hospital Clínic e Instituto de Saúde Carlos III, que apresentaram no dia 12.01, o estudo no Colégio Oficial de Médicos de Astúrias! Os mesmos asseguraram que a cerveja, quando bebida com moderação, não causa aumento da massa corporal e nem acúmulo de gorduras na cintura.
Para o estudo, participaram 1249 indivíduos, homens e mulheres com idade próxima ou superior do grupo de risco para doenças cardiovasculares, 57 anos. Dentre os indivíduos os efeitos foram positivos, uma vez que além da dieta mediterrânea acompanhada de cerveja (250mL a 500mL por dia), ainda houveram relatos de que, além de não engordarem, ainda por cima, em alguns casos, houveram perda de peso, confirmam os cientistas.
O estudo recomenda as doses diárias para homens e mulheres, 3 e 2 copos (por dia), respectivamente, lembrando que isso aliado a dieta e exercícios físicos regulares.
A cerveja possui vários nutrientes benéficos a nós, entre eles: ácido fólico, vitaminas (complexo B: B1 auxilia no funcionamento dos músculos, nervos e cérebro; a B2 colabora para a manutenção dos tecidos; a B5 atua no metabolismo dos carboidratos e gorduras), minerais como ferro, potássio e cálcio, o que confere o efeito de “blindagem” do sistema cardiovascular.
Para ser ter idéia, a cerveja possui 400Kcal/Litro, o que representa algo em torno de 15% das necessidades diárias de um adulto, expõe a Sindcerv.
Vale à pena lembrar que não se deve aliar o consumo de bebidas alcoólicas com a direção, uma vez que há diminuição dos reflexos dos motoristas devido ao efeito relaxante que o álcool proporciona. Portanto, apelem ao amigo que ficou só no suco ou água ou mesmo a um taxista!

Vou ali e já volto...ainda não tomei minha dose diária!

À nossa saúde!


* Referências: Sindicerv, Estadão e Brejas.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Esperamos que sejam!

Puxa! Mais de uma semana se passou e nada de fazer minhas postagens por aqui. Vou me desdobrar mais!

 Confesso que essa semana fiquei um tanto intrigado com a realidade da cerveja artesanal aqui no Brasil. Ao mesmo tempo eu sei que nosso país é um gigante adormecido, que tem grande potencial inovador, porém, "forças ocultas" estão atuando para que "O gigante" continue a adormecer.
O fato é que muitas cervejas especiais que poderiam estar fazendo a alegria dos seus apreciadores no Brasil a fora estão sendo "engavetadas", isso mesmo, deixando de estar aonde deveriam estar, em nossos brindes!
Você, profundo conhecedor ou não de cervejas, se pergunta...Por quê???

A matéria na íntegra está no site de Brejas, postada por Maurício Beltramelli Confira aqui!

Eu diria que é quase um luto, tanto que nem vou me estender aqui...
Só tenho uma coisa a dizer: Torcemo-nos para que sejam!


Abraço ao Leitores e ao Maurício Beltramelli, profundo conhecedor de cervejas e que não deixa a peteca cair! Sempre ligado em conectar os cervejeiros nesse Brasilzão!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

De lá pra cá, cerveja! Bebendo cultura!

Esta realmente é a primeira postagem do ano, pessoal!haha A anterior eu me obriguei a fazê-la, então tive somente uma passagem rápida para criação. E é importante lembrar que esse Blog foi criado em uma data especial (01.01), começo de uma nova jornada, que pra mim significa e muito!

Cabe a mim contar aqui o porque de estar compartilhando tudo isso.
Primeiramente, a Cultura Cervejeira me encantou! Confesso que demorei um tanto para perceber sua presença no meu dia-a-dia. Ela chegou de mansinho e deu no que deu, me levou! rs Realmente é uma história muito rica e que perdura desde os primórdios da civilização. Para quem não conhece a história do "líquido precioso", acaba de chegar a oportunidade: só clicar no link do Brejas, ótimo site, senão o melhor, aqui no Brasil (História da Cerveja)E pra quem já conhece bem, por favor, me dê um desconto..estou no começo né!rs Mas não é somente pela belíssima história, que me cativas.
Segundo, o Brasil tem um potencial gigantesco. Nos últimos anos, muitas Cervejarias Artesanais brotaram nesse vasto território, rico pela miscigenação de culturas e, obviamente isso não poderia ser diferente com a Cultura Cervejeira. Cada ano que passa, adeptos e mais adeptos são cativados, seja num bar/pub, em casa, brindes e comemorações em momentos marcantes, por loiras, morenas ou ruivas! 
 Por último, porém não o fim de tudo, manifesto o meu interesse em estar fazendo cerveja artesanal, em casa, como Homebrewer. Há algum tempo venho pensando seriamente e, sinceramente, não vejo a hora de estar realizando esse SONHO! Ao mesmo tempo vejo que é realmente importante difundir essa Cultura.

Loiras, morenas e ruivas

 Informação complementar: O Brasil tem as suas ACervas (Associação dos Cervejeiros Artesanais), quem se interessar em ser membro é necessário se inscrever e pagar taxas mensais ou anuais! Depois é só desfrutar dos benefícios que cada ACerva proporciona!
Abaixo os links das ACervas:
 Essas entidades, assim como algumas escolas da cerveja presentes aqui no Brasil, estão de parabéns por desenvolver a Cultura Cervejeira. Com toda a certeza, o Brasil já tem seu potencial cervejeiro reconhecido lá fora...mas felizmente é algo em expansão!
 

sábado, 1 de janeiro de 2011

E assim começa o Ano Novo!

Início de 2011, só tenho a desejar a todos que trilhem os melhores caminhos, com as melhores pessoas para assim tornar os seus momentos cada vez melhores! Mas um detalhe a acrescentar: "COM AS MELHORES CERVEJAS". Ah! Agora sim. Isso não pode faltar com certeza.
Glückliches Neues Jahr!!! (Feliz Ano Novo!!!)