segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bier tour Rio Grande do Sul - Parte V (Santa Cruz do Sul-RS)

Dia 11 de dezembro de 2012,

De Dois Irmãos para Santa Cruz do Sul.
Logo cedo rumamos a Santa Cruz do Sul, a qual é conhecida por ter a segunda maior Oktoberfest no Brasil. Chegando lá, fomos recepcionados pelos proprietários da Cervejaria HBier, Henrique Dopke e Augusto à frente de uma brassagem de Pale Ale acompanhada de um digno churrasco gaúcho e aquela saborosa Pale Ale direto do barril. O dia estava mais do que firme para acompanhar a brassagem.
HBier possui belíssimos equipamentos e foi constatado, pelo menos na época, que sua produção de 400L por leva se dava em uma área de apenas 16m2 com capacidade mensal de 1000L. Nada otimizado, né? Muito interessante, isso sim!
Bem me lembro do momento em que cheguei e nossos amigos Cervejeiros Henrique e Augusto logo me disseram: - Não repara muito não! Estamos no início e é tudo muito simples! E eu já olhando para dentro da sala de processo disse: - Imagina! Não tem porque se preocuparem com isso, pois as melhores coisas da vidas são simples!  Além disso, não sou ninguém para julgar a estrutura, apenas estava ali como mero forasteiro, um forasteiro encantado eu diria. No entanto, senti humildade dos caras e isso já é fator de sucesso para qualquer cervejeiro, HUMILDADE.
Espero retornar para Santa Cruz do Sul um dia e ver a expansão da HBIER. Um grande abraço a todos da família HBier!!!







Não muito tempo depois, durante a visita, brassagem e churrasco na HBIER, eis que o Cervejeiro da Heilige aparece, Paulo Sarvacinski.
Rapidamente demos um "bate e volta'' para a Heilige e conhecer suas instalações. Logo na entrada já foi possível me surpreender com o ambiente que a cervejaria recebe seus visitantes. Com a decoração bem estilosa nos faz sentir em casa, mesmo! A poucos passos dali, ao lado, a sala de processo!
 
Degustamos Pale Ale, Pilsen em maturação e especialidade de uma última garrafa de Heilige Oktoberfest. E que cerveja! Gostei muito dessa última, pois me marcou muito o seu perfume, cremosidade de espuma e sabor sutil, conquistando o degustador a cada gole. Hoje a Heilige possui uma capacidade de 25 mil litros.






Agradeço ao Paulo pela oportunidade de visita à Heilige e por poder conferir diretamente da fonte as sensações prazerosas  de suas cervejas! Obrigado!! Prosit!


Santa Cruz do Sul - Venâncio Ayres - Porto Alegre   

Ali na HBIER estava conosco o homebrewer Gustavo Eidt, cervejeiro desde 2006, com sua Cervejaria Bruxaria. Na volta aproveitou a oportunidade de carona para seu reduto. Aliás, vale acrescentar que a oportunidade foi aproveitada por nós, pois não estava no script mais uma cervejaria. Bah! A Bruxaria está com produções de Weiss, Weizenbock, Amber Ale e DoppelBock. Todas me agradaram, mas um em especial, a DoppelBock. Essa para mim foi sem comentários, com ótima drinkability e equilíbrio no corpo! 




 Por fim, finalizo por aqui com um pedido de desculpas ao pessoal devido ao atraso da postagem de todo o conteúdo do Bier Tour no Rio Grande do Sul. Só agora tive a oportunidade de atualizar os posts, pois os motivos são, assim como os próprios posts, nobres, ou melhor, cervejeiros.


 

domingo, 29 de julho de 2012

Bier Tour Rio Grande do Sul - Parte IV (Alenda Bier)

De Porto Alegre para Dois Irmãos e Morro Reuter!

Enfim chegou o tão esperado momento, o berço da nanocervejaria totalmente voltada à produção de cervejas de trigo e que preza pela autenticidade das cervejas alemãs, seguindo a tradicional Lei da Pureza da Baviera de 1516, em alemão, Reinheinsgebot. 
É necessário encher o copo para falar dela, pois só assim damos ótimos motivos para descrever aqui suas especialidades, Alenda Bier!
Com ambiente privilegiado e inspirador a Alenda Bier, a cada dia que passa, ganha seus fiéis amantes, pois é uma cerveja produzida com muita dedicação e alma. Em suas instalações pude degustar a Weiss junto de um ótimo bate-papo com os amigos Eduardo Unterleider e Dulce Unterleider, apreciando a bela paisagem naquela tarde de sábado.





Naquela oportunidade eu não havia degustado ainda a Alenda Dunkelweizen. Não deixa nem um pouco a desejar. Lembra muito caramelo, bala toffee e tem corpo e espuma muito bem definidos. Esta eu conferi diretamente do Beneditto Bistrô, que por sinal tem belíssimas instalações e pratos que harmonizam muito bem com cervejas. Parabéns ao Chef Gustavo!

Por fim terminamos o dia bem cansados, porém muito satisfeitos com as oportunidades de conhecimento e troca de informações! Aos cervejeiros que nos disponibilizaram suas agendas, meu muito obrigado! 

11/12/2011   02:07 am
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Recentemente a Alenda lançou sua Rauchweizen, um estilo não muito conhecido por aqui no Brasil e que deve ser interessantíssimo. Confira aqui