Harmonização entre cerveja e prato é algo não muito conhecido por aí, ainda mais nesse país em que as grandes cervejarias presam mais pelos altos volumes de produção sem se importar com as boas percepções que a bebida pode oferecer em se tratando de aromas e sabores.Creio que em poucos anos pra cá esse lado do universo cervejeiro, pelo menos aqui no Brasil, passou e passa a ser desvendado a cada dia. Já tinha lido algumas coisas sobre harmonizar cerveja com algum prato, mas não de forma contínua.
Eis que surgiu uma oportunidade, na verdade um convite, para acompanhar por alguns dias o 1º curso de Sommelier de Cervejas, pelo Senac São Paulo e Doemens Akademie ministrado pela Sommelière de Cervejas e Mestre Cervejeira, Cilene Saorin. Agradeço a ela e a Amanda Reitenbach, também Somelière de cervejas, pela honra de ter estado presente em meio a tantos nomes de peso no cenário nacional e internacional. No curso pude realizar harmonizações entre cervejas e queijos, foi incrível.
Momentos assim é que me incentivaram a pesquisar mais sobre o assunto, aí sim de forma contínua.
Felizmente, ontem em minha terra, Itapetininga, 170 km de São Paulo, pude ter a oportunidade de conferir harmonizações no Empório Santo Onofre, comandada por ninguém menos do que Alexandre Bazzo da Cervejaria Bamberg. Foi muito bom poder trocar informações sobre o meio cervejeiro! Aproveito e agradeço ao Dias e Fabiana (proprietários do Sto Onofre) por proporcionar esse tipo de evento na cidade, e também ao Alexandre, abraço a vocês. Abaixo seguem as imagens:
|
Alexandre Bazzo, Dias, Fabiana e eu. |