domingo, 30 de janeiro de 2011

Alenda Bier festeja seu 1º ano

Direto de Morro Reuter-RS, à 60 Km sentido norte de Porto Alegre, cidade de aproximadamente 6.000 habitantes ou mais, nasce Alenda, passando de uma lenda propriamente dita para uma autêntica cerveja artesanal!
O ilustre cidadão de Morro Reuter, homebrewer e cervejeiro, Eduardo Unterleider fez o “parto” da Alenda, conhecida nacionalmente por ser objeto de divulgação na internet, via facebook.
Figura 1: Alendas (Weiss, Dunkelweizen e Weizenbock)

No facebook pude notar que aos poucos eram postadas fotos de umas levas de cerveja artesanal, sempre exaltando de uma forma que me deixou curioso com o passar do tempo. Muitos comentários tivemos sobre as Alendas e outras cervejas que consumimos durante nosso cotidiano. Até que deu um estalo!
Então, enviei e-mail ao Unterleider com algumas perguntas para saber melhor sobre a história da Alenda! Segue abaixo a entrevista:

1. Como o foi seu primeiro contato com uma cerveja especial?
Minha experiência com cervejas especiais é recente. Desde a adolescência tomava as cervejas ditas “pilsen” brasileiras, mas elas nunca me desciam muito bem, sempre ficava uma sensação estranha.......mas como todos da turma bebiam e era só isso que existia....Em 2004 estive em Chicago visitando um colega de faculdade (em tempo, sou engenheiro químico e mestre em engenharia de produção) e na oportunidade fomos a um famoso bar da cidade chamado Green Mill (muitos filmes utilizaram este bar como cenário - www.greenmilljazz.com). Neste bar a carta de cervejas apresentava uma variedade pequena, mas para nós brasileiros enorme. Então a pedida foi uma Weiss Franziskaner, aquilo foi paixão a primeira vista (voltamos outras duas vezes no bar para degustar a tal cerveja de trigo). Como na época não existia nada parecido por aqui, lembro que em uma das vindas do meu amigo pro Brasil vieram também 6 Franziskaner na mala.

2. Por que Alenda? Como foi pensar em um nome para sua cerveja?
Na verdade o nome era pra ser outro (ou melhor outros). Mas o fato é que comecei a fazer cerveja faz um ano e sempre comentei com os amigos: “bahh estou fazendo cerveja e vou conseguir fazer aquelas cervejas de trigo como as alemãs......” e todos diziam......traz uma pra experimentar...........e a resposta sempre era: “bahh ainda não ficou pronta.....” e o tempo passando e a resposta sempre a mesma: “bahh não ficou pronta....” Os amigos começaram a dizer que a cerveja nem existia que era só lenda.....Eis que depois de uns 6 meses sai a primeira leva de uma autentica WEISS a contento do mestre cervejeiro.....Então ao distribuir a cerveja eu falava: “aqui tah a lenda que vocês diziam não existir......” até que pensei....Putzzz esse é o nome Lenda.....então minha esposa, que é artista plástica (inclusive o brasão, da família Unterleider, utilizado no rótulo é pintado por ela, seguindo fielmente o original é claro) sugeriu Alenda.....e assim nasceu a Alenda Bier. O divertido da coisa e que passei um tempão pensando em vários outros nomes e o nome Alenda saiu sem pensar......

3. Quantos anos de Alenda e local do nascimento?
Nasceu em 30 de Janeiro de 2010 com uma brassagem inicial de Weiss (aliás, deu tudo errado na primeira é claro), em um sítio na cidade serrana de colonização alemã Morro Reuter – RS.

4. Quais são as Alendas? E porque de seus estilos?
Hoje as Alenda são todas de trigo (por uma paixão pessoal no estilo), existem: Weiss, Dunkelweizen e Weizenbock. Até o final de 2011 quero tentar alguma coisa próxima a Leffe brune (outra preferencia minha). Não faço cervejas que não me agradam, inclusive tenho uma ótima receita de Pale Ale que todos acham fantástica, mas guardei no baú.

5. Como foi o começo das produções?
Foi bem complicadinho, iniciei com investimento mínimo (duas panelas de alumínio apenas)....dava muita coisa errada, mas cada erro foi transformado em aprendizado. Hoje já estou bem melhor estruturado e com todo o equipamento em aço inox.

6. Qual é a expectativa para a Alenda em 2011?
Olha acho difícil responder essa pergunta. Aconteceu tanta coisa boa nos últimos 30 dias que ainda estou assimilando tudo. Conseguir o rótulo para a Alenda já foi um grande avanço para o ano, se acabar só com isso já superei as expectativas (graças ao excelente trabalho do designer gráfico Fábio Guimarães http://bierdesign.wordpress.com/).
Uma nanocervejaria, caso da Alenda, não tem como investir muito e precisa trabalhar forte em qualidade e marketing boca-a-boca. Atualmente vejo que existe muita gente boa no mercado e também muito consumidor aprendendo a apreciar boas cervejas............Na minha visão as oportunidades estão sempre a nossa volta, o que faz a diferença não é “sorte” e sim estar preparado para a oportunidade. Atualmente o foco é preparar a Alenda para as oportunidades que poderão surgir.

7. Como está fazendo a divulgação, somente pela net?
Vou te falar como começou esse trabalho no Facebook. Eu dava as cervejas pros amigos com uma condição: preciso que digam sinceramente o que acham da cerveja. Ai começaram só a elogiar e falar bem, inclusive sempre diziam: cara tem que vender isso.. Ai pensei, puxa tenho que pedir a opinião de gente que não me conhece e que tem realmente experiência com cerveja. Eis que encontrei vários cervejólatras (não sei se existe esta denominação para adoradores de cerveja) no facebook e pensei: estes caras vão ter conhecimento pra avaliar a minha cerveja......então já na primeira semana consegui mandar amostras pra 6 pessoas e até o momento já recebi 3 feedbacks excelentes.
Ainda não sei se o que estou fazendo é divulgação, mas para o final do ano terei como te responder com mais certeza.

8. Hoje quais são os volumes das levas das Alendas?
Bahh são bem pequenos, somos nanocervejeiros, nossas bateladas são de 60 litros/dia e só dispomos do final de semana.

9. Comente sobre o potencial das cervejas artesanais no Brasil.
Acho que é muito grande, um consumidor que experimenta uma cerveja de qualidade diferenciada fica com o sabor na memória e busca repetir essa experiência (cerveja artesanal tem história, vida.....cultura....é mais do que somente um produto).
Existe também um marketing boca-a-boca fantástico associado as cervejas artesanais. Aos pouco os consumidores estão entendendo que a diferença de preço entre as cervejas de massa e as artesanais compensa na quantidade consumida menor e na incomparável qualidade superior.
O mais interessante que percebo no caso de cervejas artesanais é o interesse de pessoas que habitualmente não gostam de cervejas de massa e passam a gostar e consumir cervejas artesanais (isso para mim é a realização do cervejeiro artesanal).

Como a função do meu blog é difundir a cultura cervejeira e demais informações pertinentes à cerveja no Brasil, não pude deixar de preparar esta singela homenagem ao Unterleider, que com o primeiro ano de Alenda já vem nos chamando atenção! E também vejo importância em apoiar o início dessa história, que não virou lenda! Hehe
Parabéns e vida longa Alenda!
Prosit!

9 comentários:

  1. Grande Eduardo Sampaio!!!
    Muito legal a matéria. Agradeço pela publicação nesta data tão especial para nós da nanocervejaria Alenda Bier!!!
    Estamos felizes e emocionados.
    Um forte abraço aqui do Sul.
    Prosit!!!
    Eduardo - Alenda Bier

    ResponderExcluir
  2. Unterleider,

    agradeço pelo elogio da matéria...vc é suspeito em dizer isso hehehe

    Mas fica registrada a homenagem à Nanocervejaria Alenda Bier!
    Abraço e que venham muitas levas!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Duzão você é demais. Os seus comentários e a entrevista está fantastica, com um texto claro e objetivo.
    Não conheço um apreciador de cerveja tão empenhado como você.Continue na sua batalha e tenho a certeza de que você conquistará todos os seus sonhos.

    Eliane

    ResponderExcluir
  4. Du quanto tempo que não visito aqui...
    ta bem legal o blog, e adorei a matéria..
    o nome dessa cerveja ficou demais!

    parabéns por continuar com o blog e pelo que vi cada vez melhor.

    Gabi Thibes

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabi!

    Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou e que o assunto CERVEJA te desperta interesse. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Fomos jantar no restaurante Beneditto Bistro que é de um amigo nosso, no final da janta o proprietário nos ofereceu a sua cerveja, maravilhosa, excelente e saborosa. Gostariamos de ter o seu telefone ou e-mail. Queriamos comprar para consumo próprio.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. ola
    gostaria de ter alguns rotulos desta cervejaria em minha coleção e por isso deixo meu endereço para envio de alguns ..qualquer coisa me passe endereço e envio selos para resposta em um envelope pre selado... abraço e sucessos a Alenda Bier...prosit..
    wanderlei dos santos
    rua carlos clemente 77
    cep 14750-000 Pitangueiras sp

    ResponderExcluir
  8. ah.. meu email..
    derlei304799@yahoo.com.br wanderlei dos santos

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de um contato do pessoal da Alenda.

    Meu e-mail eh diogocockell@gmail.com

    E parabens pelo Blog e que tenhamos mais coisas e facilidades nesse Brasil que tudo complica para quem quer começar.

    Abs

    ResponderExcluir