quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Brew Sculpture: O que é isso?


 Nanocervejaria? Sim, é isso aí!

Uma Brew Sculpture (Escultura cervejeira) é uma estrutura na qual temos representados, em menor escala, os tanques (Tank Liquor Hot, Mash / Lauter Tun, e Boil Kettle) utilizados na fabricação de cerveja “all grain”. Comumente, o material desses tanques é o inox 304 (caldeirões ou barris Keg), que apresenta maior durabilidade quando comparado a outro tipo de material como o alumínio. Outro ponto importante é a maior facilidade de assepsia.

Uma das grandes vantagens de usar uma escultura é que nos permite ter uma otimização quanto ao espaço e tempo que se dispõe para a tão gratificante atividade, que é “cervejar”. Cada tanque tem suas válvulas e conexões para a tranferência do mosto cervejeiro à medida que o processo segue até o momento de realizar a transferência do mosto, já resfriado, ao tanque fermentador (cônico ou balde de plástico alimetício). O sistema ainda pode ser composto de dispositivos, que podem ser opcionais, e que são de grande ajuda, como bombas, termômetros bimetálicos diretamente acoplados para obter um controle mais preciso da temperatura durante a brassagem, sparging, fervura e resfriamento.

Para o cervejeiro que é mais “abu$ado” tem-se a opção de otimizar ainda mais, empregando-se pás rotativas de um agitador elétrico de baixa rotação, o que facilita e muito, aposentando a pá cervejeira – Na minha humilde opinião, fazer a cerveja no “braço” mesmo é o que vale, pois o contato apesar de desgastante pra uns, para outros é um ato mais sublime, mas vai de cada um e também depende do volume das levas elaboradas.

Quanto ao projeto, não há regras em se tratando da montagem! A execução, além do inve$timento, vai depender da imaginação do criador, o cervejeiro.

Quer um conselho? Lápis e papel na mão e ‘mãos à cerveja”!

2 comentários:

  1. OLá! Saberia informar onde adquirir esse tipo de estrutura?
    Obrigado.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Além de pesquisa pela internet, você ainda tem a possibilidade de buscar quem possa fazer esse tipo de serviço, no caso uma serralheria. No meu ver fica muito mais em conta você mandar fazer do que comprar pronto. Boa sorte!

      Excluir