sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Estudos comprovam os benefícios da cerveja!

Você, ou alguém, seja vizinho da amiga da sua tia (sei lá quem), já deve ter pensado alguma vez e, com certa certeza, que a cerveja engorda, expondo certa saliência abdominal (a famosa barriga)!
Sinto muito, mas venho dar a notícia de que...
Aliás! Sinto muito é alegria em lhes informar de que a famosa “pança” não é a causa pelo consumo de cerveja, é tudo MITO! E isso tem comprovação científica, segundo cientistas espanhóis! Mas acalmem-se, pois isso não é motivo para sair correndo e beber um caminhão de cerveja...
O fato é que o consumo moderado de cerveja, aliado a uma dieta e exercícios físicos regulares não engorda e, ainda auxilia na redução dos riscos de diabetes e hipertensão.

O mérito vai para os cientistas da Universidade de Barcelona, Hospital Clínic e Instituto de Saúde Carlos III, que apresentaram no dia 12.01, o estudo no Colégio Oficial de Médicos de Astúrias! Os mesmos asseguraram que a cerveja, quando bebida com moderação, não causa aumento da massa corporal e nem acúmulo de gorduras na cintura.
Para o estudo, participaram 1249 indivíduos, homens e mulheres com idade próxima ou superior do grupo de risco para doenças cardiovasculares, 57 anos. Dentre os indivíduos os efeitos foram positivos, uma vez que além da dieta mediterrânea acompanhada de cerveja (250mL a 500mL por dia), ainda houveram relatos de que, além de não engordarem, ainda por cima, em alguns casos, houveram perda de peso, confirmam os cientistas.
O estudo recomenda as doses diárias para homens e mulheres, 3 e 2 copos (por dia), respectivamente, lembrando que isso aliado a dieta e exercícios físicos regulares.
A cerveja possui vários nutrientes benéficos a nós, entre eles: ácido fólico, vitaminas (complexo B: B1 auxilia no funcionamento dos músculos, nervos e cérebro; a B2 colabora para a manutenção dos tecidos; a B5 atua no metabolismo dos carboidratos e gorduras), minerais como ferro, potássio e cálcio, o que confere o efeito de “blindagem” do sistema cardiovascular.
Para ser ter idéia, a cerveja possui 400Kcal/Litro, o que representa algo em torno de 15% das necessidades diárias de um adulto, expõe a Sindcerv.
Vale à pena lembrar que não se deve aliar o consumo de bebidas alcoólicas com a direção, uma vez que há diminuição dos reflexos dos motoristas devido ao efeito relaxante que o álcool proporciona. Portanto, apelem ao amigo que ficou só no suco ou água ou mesmo a um taxista!

Vou ali e já volto...ainda não tomei minha dose diária!

À nossa saúde!


* Referências: Sindicerv, Estadão e Brejas.

5 comentários:

  1. E o Duzão sempre dando orgulho a todos nos.
    Esse blog esta fantastico. Os textos são claros e bem elaborados, nos colocando a par do que realmente significa a cerveja.
    Parabens !!!

    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Viva a breja nossa de cada dia...
    Ainda mais sendo uma Alenda!

    ResponderExcluir
  3. Que alegria saber que não engorda...

    Onde encontro o tal caminhão de cerveja ?

    ResponderExcluir
  4. Pessoal obrigado pelos comentários no Blog!
    Agradecido a vcs Eliane, Unterleider (Alenda) e Betão!

    Vamos difundindo as informações!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Se é bom pra saúde né?! hauhuauhauhuahua
    abrasss Duzão!

    Japa

    ResponderExcluir