quinta-feira, 7 de julho de 2011

Até 2013 Brasil Brau!

Alguns registros foram feitos dessa grande feira do setor cervejeiro nacional, que ao meu ver (acho que de todos que participaram) "ficou pequena", uma vez que a quantidade de entusiastas, profissionais e demais curiosos da boa Birra foi absurdamente alta! 
Não é a toa que ultimamente tem-se percebido à passos marcantes a importância da consolidação da cultura cervejeira no Brasil. Isso pôde ser visto nas últimas matérias publicadas em revistas e jornais, Veja e Folha de São Paulo, respectivamente. A primeira tratando entre muitos estilos de cervejas como as boas companheiras no inverno, ressaltando de que as possibilidades de harmonizações são maiores quando comparadas a de outros tipos de bebida, como o vinho. Já a publicação jornalística destacou o mercado em expansão com movimentação, já citada, de R$ 2 bi e sua fatia, de 4,5%.
Toda essa evidência ficou mais clara quando estive por lá, mesmo que por 1 dia. De fato, o consumidor está buscando mais cervejas diferenciadas, com percepções e sensações jamais pensadas pelas grandes corporações cervejeiras no Brasil. Já imaginou uma cerveja com castanha-do-Pará? e com jabuticaba então? Bacuri, o que é bacuri mesmo? Esses são somente alguns exemplos do que se pôde ver por lá. Não se resumiu somente a novas formulações inovadoras, mas também às tradicionalíssimas e especiais que seguem a famosa Lei da Pureza (Reinheitsgebot).
O evento reuniu fornecedores do mercado cervejeiro, como o de máquinas e equipamentos, insumos, acessórios, além de conhecimento compartilhado através de palestras ministradas em importantes esferas como as técnica, gastronômica e de negócios.
Como tudo que é bom dura pouco, digo que 1 dia realmente foi muito pouco mesmo! Procurei ser breve nos estandes devido ao tempo, pois como comentei anteriormente, a multidão se fazia presente! 
Um abraço aos cervejeiros de coração, que tive contato rápido por lá: Alexandre Bazzo, Amanda Reitenbach, Fabiana Arreguy, Maurício Beltramelli, Roberto Fonsceca, Raphael Rodrigues, Magno..se esqueci alguém, não se preocupe, 2013 está chegando aí! 

Abaixo algumas imagens que registrei:
 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário